Otites de repetição? Quando se preocupar

O que é a otite?


A otite é uma inflamação da orelha. Ela pode acontecer na orelha externa, média e interna. Pode ter causa viral, bacteriana, alérgica, irritativa, traumática, entre outras.

Vamos falar neste post sobre as infecções de repetição da orelha média.




O que é a Orelha Média?


É a região que fica atrás do tímpano e compreende os ossinhos da audição ( martelo, bigorna e estribo) e a tuba auditiva. A tuba auditiva é uma comunicação que existe entre a orelha e o nariz e que é responsável, entre outras coisas, pela regulação da pressão e a drenagem da secreção da orelha média.


A otite media é uma doença comum na infância.


A otite média é a doença mais comum diagnosticado em consultórios médicos em crianças menores de 15 anos e a segunda doença infecciosa mais comum em pronto socorros pediátricos. Estima-se que 90% das crianças terão um episódio de otite média até os 5 anos.

A grande questão é quando esses episódios se tornam recorrentes. Crianças que tenha 3 episódios de otite em 6 meses ou 4 episódios em um ano são classificadas como portadoras de otite média recorrente e devem ser investigados sobre as possíveis causas.


Porque isso acontece?


Vários aspectos podem estar relacionados com o aparecimento desse quadro. São eles: infecções em outros sítios, alergias, refluxo gastroesofágico, uso de chupeta, aleitamento materno ( nesse caso como fator de proteção), imaturidade ou deficiência imunológica, fatores anatômicos como fenda palatina, entre outros.

Na maioria das vezes, essas infecções de repetição estão associadas a problemas da tuba auditiva. Uma crescimento exagerado da adenoide ,por exemplo, pode causar uma obstrução da tuba. Sequelas de uma infecção do nariz , ou a irritação provocada por um refluxo muito intenso também.

De forma mais rara, existem os tumores da orelha, sendo o mais comum o colesteatoma. Esse é um tumor de pele, benigno, mas que pode ser destrutivo localmente. Ele pode erodir os ossos da audição , da mastoíde , a membrana timpânica e em alguns casos mais avançados até criar um comunicação com o cérebro ao erodir os ossos do ouvido.


Quais os sintomas?


Apesar de não ser obrigatório, a otite média costuma aparecer após um resfriado ou uma infecção do nariz ou garganta. O sintoma mais comum é a dor de ouvido. Pode aparecer ainda febre, secreção vazando pelo ouvido, vermelhidão e inchaço na orelha, Crianças menores que não conseguem localizar os sintomas tendem a ficar irritadas, chorosas, a perder de apetite e em alguns casos ate apresentar náuseas e vômitos.


O que fazer ?


Diferente de uma infecção aguda única, as infecções de repetição devem ser avaliadas por um especialista. É importante uma investigação para a determinação da causa. Além de um exame físico cuidadoso, alguns exames complementares podem ser necessários. Os exames mais comuns a serem solicitados são: audiometria, impedanciometria, tomografia computadorizada e nasofibroscopia. Em casos mais raros, ressonância magnética, endoscopia digestiva, exames genéticos, etc...


Qual o tratamento?


Descoberta a causa, o tratamento depende de cada caso. Ele pode variar de um tratamento medicamentoso, ate casos cirúrgicos, como colocação de tubo de ventilação ou adenoidectomia. Casos raros de tumores como o colesteatoma também tem indicação de tratamento cirúrgico.


Fique atento !


Caso o seu filho apresente 3 ou mais infecções em cada 6 meses ou 4 ou mais infecções ao ano procure um especialista para uma avaliação.

16 visualizações

A CLÍNICA

UNIDADE MORUMBI
Rua José Janarelli, 199 - conj. 46 - Jardim Progredior  - CEP: 05615-000

Tel: +55 11 3721-1734
Tel: +55 11 96919-2438 - WhatsApp

UNIDADE ANÁLIA FRANCO
Rua Jose Oscar Abreu Sampaio, 268 - Jd. Anália Franco  - CEP: 03337-020

Tel: +55 11 2091-2757

UNIDADE ALPHAVILLE

Alameda Grajaú, 98 - conj. 905 - Alphaville - CEP: 06455-000

Tel: +55 11 4191-4247

Tel: +55 11 4191-3899

CONTATO

© 2018 by Hop Marketing