Qual o melhor tratamento para a Apneia do Sono?

Para falar dos tratamentos da apneia, primeiramente vamos ver o que apneia do sono.


Apneia do sono é definida como uma parada de respiração, com duração maior que 10 segundos, que acontece durante o sono.


Como diagnosticar a apneia do sono?


O diagnostico da apneia do sono é feito pela polissonografia. É um exame que pode ser feito em uma clínica ou de forma domiciliar. É considerado alterado quando apresenta mais de 05 episódios de apneia por hora. Existem pessoas que chegam a apresentar 100 desses episódios por hora.


Feito o diagnóstico, quais são os possíveis tratamentos?


Existem varias formas de tratamentos possíveis para a apneia do sono, mas existem algumas que são as mais utilizadas.


1. CPAP :


O CPAP é um aparelho que gera uma pressão de ar positiva. Essa pressão é transmitida por um tubo flexível , que é ligado em uma mascara, que faz com que o ar entre pelo nariz do paciente , ou pelo nariz e boca de forma combinada.


CPAP com mascara

Esse é o tratamento menos invasivo para apneia do sono. Além disso é o tratamento com a maior eficácia na diminuição do índice de apneia, ajudando ainda na melhora do ronco que pode estar associado. Tem como desvantagem, a necessidade de ser usado para o resto da vida, pois só funciona ser for usado toda noite. Aquelas noites em que não é usado, as apneias voltam a aparecer. Outra desvantagem relativa do CPAP é que apesar da melhora na sonolência diurna, no humor e no índice de apneia, não se encontrou evidências de diminuição dos riscos cardiovasculares da apneia com o uso do CPAP.


2. Cirurgia:


Como a maioria dos casos de apneia tem causa obstrutiva, existe a opção de se realizar um procedimento cirúrgico para o tratamento das vias aéreas. A cirurgia pode ser realizada em em diversos lugares, sendo os mais comuns: nariz, palato, base de língua e valécula. O local a ser realizado vai depender do ponto de obstrução do paciente. Podem ser realizadas cirurgias em um único lugar ou cirurgias combinadas, chamadas de multi níveis ( por exemplo: nariz e palato, ou nariz e base da lingua, etc...). Para definir os locais exatos, é importante um bom exame físico, complementado por alguns exames que podem ser realizados caso a caso. ( tomografia , nasofibroscopia, sonoendoscopia e ressonância magnética)


Cirurgia da parede lateral da faringe

Uma das vantagens da cirurgia está na sua eficácia, que apesar de ser um pouco menor que a do CPAP, ainda é muito alta. Para quem não tem disciplina para usar o CPAP todo dia, apresenta algum problema em usa-lo, como por exemplo pessoas que viajam muito, ou simplesmente não quer usa-lo, a cirurgia aparece como uma boa opção. Entre as desvantagens da cirurgia esta o fato de que ela envolve internação, anestesia, pós operatório. Um outro aspecto é que ela não pode ser indicada para todos os pacientes.


3. Aparelho Intraoral



Aparelho Intraoral

O aparelho intraoral é um dispositivo que é adaptado por dentistas especialistas em sono. Existem vários modelos, mas temos duas modalidades principais: aparelhos reposicionadores mandibulares e retentores de língua. São úteis principalmente nos casos em que o sitio obstrutivo é a base da língua ou em que o paciente apresenta uma alteração musculoesquelética, como retrognatia.


4. Outros Tratamentos


Existem outros tratamentos que podem ser utilizados combinados com alguns dos tratamentos anteriores, ou mais raramente de forma isolada, como: radiofrequência de palato e cornetos nasais, dispositivos implantáveis intrapalatais, aparelhos de neuroestimulação do nervo hipoglosso.

Existe um instrumento aborígene australiano, o didjeridu, que para ser tocado necessita de um tipo de respiração circular, que fortalece determinados músculos da via aérea e que melhoram o quadro de apneia.

Alguns exercícios fonoterápicos também fortalecem os músculos das vias aéreas e podem ser de grande auxilio para pacientes com apneia do sono.

Em pacientes obesos, e que apresentem critérios, a cirurgia bariátrica também pode ser indicada para auxilio no tratamento da apneia.


Como definir qual o melhor tratamento?


A definição do melhor tratamento da apneia do sono leva em conta alguns fatores.

a) a necessidade do paciente

b) presença de outras doenças como: pressão alta, obesidade, diabetes, etc

c) intensidade da apnéia

d) aspectos anatômicos ( sitio da obstrução, alterações musculoesqueléticas, presença de obstrução nasal, ...)


O importante é que apneia do sono pode e deve ser tratada. Se você suspeita que pode ter apneia, procure um especialista para realizar uma investigação.

0 visualização

A CLÍNICA

UNIDADE MORUMBI
Rua José Janarelli, 199 - conj. 46 - Jardim Progredior  - CEP: 05615-000

Tel: +55 11 3721-1734
Tel: +55 11 96919-2438 - WhatsApp

UNIDADE ANÁLIA FRANCO
Rua Jose Oscar Abreu Sampaio, 268 - Jd. Anália Franco  - CEP: 03337-020

Tel: +55 11 2091-2757

UNIDADE ALPHAVILLE

Alameda Grajaú, 98 - conj. 905 - Alphaville - CEP: 06455-000

Tel: +55 11 4191-4247

Tel: +55 11 4191-3899

CONTATO

© 2018 by Hop Marketing