• Dr Jose Eduardo Marcondes

Você é um Respirador Bucal?

O que isso pode impactar na sua vida?


Respirar pela boca é uma queixa muito frequente, tanto na população adulta quanto na pediátrica. A respiração bucal não é uma doença, mas pode ser um sinal de varias outras doenças, e pode ser considerada uma síndrome, a Síndrome do Respirador Bucal.

Respirar pelo boca leva a uma serie de alterações no nosso corpo. A mucosa do nariz é preparada para aguentar o fluxo de ar continuo. A mucosa da boca não. Ao se respirar pela boca, acontece uma ressecamento da mucosa dessa região, podendo levar a sensação de ardência ou coceira na garganta, sensação de muco aderido, tosse persistente, halitose e até aumento da frequência de cáries.

Na infancia, o fluxo constante de ar pelo nariz ajuda a moldar o formato do rosto. Quando esse fluxo é direcionado para a boca existe uma alteração do crescimento da face, provocando diversas alterações crânio-faciais com elevação do céu da boca, mudanças na mordida ( os dentes superiores ficam espaçados e pra frente). Por isso muitos dentistas, antes de colocar aparelhos ortodônticos, pedem avaliação de um otorrino para verificar a respiração.

Além das questões locais, existem as repercussões sistêmicas, ou seja no corpo todo. As principais delas estão relacionadas com o sono e com o sistema endócrino. Respiradores bucais costumam ter o sono agitado, babar a noite, podem ter apneia e outras alterações respiratórias. Isso leva a sonolência diurna e diminuição da concentração e memória. Como consequência, uma serie de hormônios também podem estar desregulados, entre eles o hormônio do crescimento, que é secretado principalmente a noite, e a sua diminuição pode causar a diminuição do crescimento. E a diminuição do hormônio antidiurético também acontece, levando à necessidade de acordar a noite para urinar.

As causas da respiração bucal podem ser inúmeras, entre elas, desvio de septo, sinusites, aumentos das adenoides, pólipos nasais, tumores malignos e benignos, rinites, entre outros.

Então, não é normal respirar pela boca, e um hábito aparentemente simples, pode levar a diversos problemas. Felizmente, a maiorias das causas dessa alteração são tratáveis. Se você apresenta alguns desses sintomas, procure um especialista.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo