top of page
  • Jose Eduardo Marcondes

Freio Lingual, você já ouviu falar disso?

O que é o freio lingual ?


É um tecido remanescente embriológico que não desaparece completamente como deveria e fica embaixo da língua, prendendo ela no assoalho da boca e atrapalhando a movimentação. A completa movimentação da língua é fundamental para desempenhar as funções dela de forma integral. A língua esta envolvida em diversas funções entre elas deglutição, amamentação e fala.



Quais são os problemas relacionados ao freio lingual?


Vou separar os potenciais problemas nas diversas faixas etárias.

Nos bebes, a presença do freio pode trazer problemas principalmente na amamentação: dor para amamentar, mamilos machucados, pega rasa, engasgos frequentes, estalos para mamar. Muitos pessoas subestimam os problemas relacionados à presença do freio com a amamentação. É um fator que sempre ter que ser levado em conta em crianças com dificuldade de ganho de peso e com alterações na pega e dificuldades na amamentação.


Nas crianças maiores a presença do freio pode levar a alterações de fala, com dificuldade de pronunciar alguns fonemas entre eles a letra t, s, r e l. Aparecem ainda problemas na deglutição e mastigação dos alimentos. Com a dificuldade de fala podem aparecer problemas psicológicos e comprometimentos sociais relacionados.


Como saber se eu tenho freio lingual ?


Um método pratico é a auto avaliação.

Para os adultos, abra bem a boca na frente do espelho e coloque a ponta da língua no céu da boca. Se voce tiver dificuldade de encostar no palato ( céu da boca) ou perceber a presença de uma “pelinha” prendendo a sua língua, você pode ter o freio curto.


Nas crianças observe em baixo da língua e veja se essa “pelinha” está presente.

Diversos profissionais devem estar atentos a esse problema, para encaminhar ou fazer o diagnóstico, e realizar um rápida resolução. Entre eles estão os consultores internacionais de amamentação, as fonoaudiólogas, dentistas, pediatras e o otorrinolaringologista.


Qual o tratamento?


O freio lingual curto pode ser tratado através de uma cirurgia simples, chama frenectomia ou frenulectomia. Essa cirurgia consiste na realização de uma incisão no freio para liberação da movimentação da língua. Ela pode ser realizado com anestesia local nas crianças maiores e nos adultos ou com sedação nas crianças menores.



284 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page