• Jose Eduardo Marcondes

Você sabe usar o umidificador de ar?

Atualizado: Ago 9

Existem alguns truques para usar corretamente o umidificador de ar. Veja eles aqui.


Quando eu devo usar o umidificador?


Um bom parâmetro é quando a umidade do ar estiver abaixo de 40%.

Sabemos que o tempo seco pode pode desencadear ou agravar diversas condições respiratórias como bronquites, sinusites, rinites e sangramento nasal. A OMS ( Organização Mundial de Saúde) preconiza que a umidade relativa do ar, idealmente, deve estar entre 40% e 70%. Quando a umidade se encontra abaixo de 40%, já começa aumentar o desconforto respiratório e o uso de umidificadores já está indicado

menina usando umidificador de ar no tempo seco. Dicas de como utilizar o umidificador de ar.
umidificador de ar e o tempo seco

Posso usar o umidificador a noite inteira?


Melhor não. Assim como a baixa umidade resseca a via aérea, trazendo uma série de problemas, usar o umidificador durante periodos prolongados pode deixar a umidade alta demais, favorecendo a proliferação de fungos, ácaros e bactérias, que também causam problemas respiratórios.

Então como fazer? Você pode deixar o umidificador ligado por 2 a 3 horas antes de deitar, ao deitar, desligue o aparelho. Isso já costuma ser suficiente para manter a umidade em um nível ideal. S

Se o clima estiver muito seco e você quiser deixar o umidificador ligado a noite toda, deixe na menor intensidade e mantenha uma porta ou janela aberta para o ar circular e a umidade não ficar muito alta



Umidificadores automáticos com controle de umidade


Existem aparelhos que contam com sistema de controle automático de umidade. Uma grande vantagem desses umidificadores é que você pode definir um nível desejado de umidade ( eu sugiro entre 50% e 60%) e o próprio dispositivo vai ligando e desligando para manter a umidade controlada.


Como limpar o umidificador?


O reservatório deve ser limpo 1 vez por semana para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Para isso misture 1 xícara de agua com uma xícara de vinagre branco, coloque no reservatório e deixe por 1 hora. Com um pano, utilize essa mesma mistura para limpar a tampa do reservatório.


Posso utilizar essências no umidificador?


O ideal para colocação de essências, especialmente os óleos essenciais, é utilizar um difusor de essências específico para isso. Para utilizar no umidificador alguns cuidados devem ser tomados.

Se o seu umidificador for do tipo vaporizador, que esquenta a água, os óleos não devem ser utilizados. Agora, se ele for um modelo ultrassônico, você pode utilizar o óleo essencial, mas talvez seja necessário aumentar a frequência de limpeza pra 2 vezes na semana, pois os resíduos do óleo podem atrapalhar o funcionamento do aparelho.


E se eu não tiver um umidificador?


Algumas opções podem ser úteis para ajudar na umidade na falta de um umidificador. Colocar uma toalha úmida pendurada em uma cadeira por exemplo, ou a colocação de uma bacia cheia de água no cômodo. São alternativas que auxiliam, mas não tem um efeito semelhante ao aparelho umidificador.


O que mais é importante fazer com o tempo seco?


Lembre-se de beber bastante água e lavar o nariz com soro fisiológico.





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo