Corneto Nasal, o que é e para que serve?
- Jose Eduardo Marcondes
- 11 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de nov.
O corneto nasal, também conhecido como concha nasal ou turbina, é uma projeção óssea que está localizada na parede lateral do nariz.
Nós temos, normalmente, 3 cornetos de cada lado, mas em alguns casos podem ser 4. Eles são formados por uma estrutura óssea coberta pela mucosa nasal , ou o chamado epitélio respiratório. Tem inúmeras funções, entre elas, aquecer, umidificar, filtrar e direcionar o ar que passa pelo nosso nariz.

Como o corneto influencia na respiração?
O formato aerodinâmico do corneto nasal permite que o fluxo de ar seja direcionado corretamente pela cavidade nasal , contribuindo para uma boa respiração.
Além disso, ele serve para direcionar uma parte do ar para a região mais alta do nariz, onde se encontra o nervo olfatório, permitindo que possamos sentir os cheiros.
Os 3 cornetos ( inferior, médio e superior - quando há um quarto é chamado de supremo), dividem o nariz em espaços chamados meatos. É como se fossem os andares do nariz.
No 1ᵒ andar, chamado meato inferior, está localizado o corneto inferior, que é o maior de todos e tem uma grande rede de vasos que permite com que o corneto possa aumentar de tamanho ao aumentar o fluxo de sangue, controlando a corrente de ar, regulando o ciclo nasal e moderando o aquecimento e a umidificação do ar que passa no nosso nariz. No meato inferior temos ainda o duto nasolacrimal, local onde as lágrimas são drenadas.
O 2ᵒ andar ou o meato médio, contém o corneto médio e as entradas dos seios da face. Quando temos alguma infecção nasal, normalmente esse meato fica cheio de secreção.
No 3ᵒ andar, ou meato superior, está presente o nervo do olfato.
Devido esses características, o formato e o funcionamento dos cornetos são importantes para um correto fluxo nasal. Diversas doenças podem aumentar o corneto e causar obstrução: Rinites, sinusites de repetição, infecções fúngicas, alterações anatômicas, vasculares e neurológicas, etc.
O aumento dos cornetos nasais, em conjunto com o desvio de septo, é a principal causas de obstrução nasal na população adulta.
Como tratar o aumento dos cornetos nasais?
O objetivo do tratamento das doenças do corneto é diminuir o seu tamanho, restaurar suas funções e facilitar a passagem de ar. Esse tratamento pode ser feito com uso de medicamentos ou através de uma cirurgia.
Os medicamentos mais utilizados são os antialérgicos e corticóides, que podem ser de uso oral ou tópico nasal. A lavagem nasal também desempenha um papel importante no tratamento da hipertrofia do corneto.
A cirurgia dos cornetos se chama turbinectomia ou turbinoplastia. Ela pode ser realizada isoladamente ou em conjunto com a cirurgia do desvio de septo ou da sinusite crônica.
Devido a importância que os cornetos tem na respiração, aquecimento e umidificação do ar que respiramos, a técnica utilizada para a remoção ou diminuição dos mesmo é muito importante, pois deve permitir o aumento da passagem de ar sem comprometer a função dessa estrutura.
Quer mais informações sobre a cirurgia dos cornetos como ela pode te ajudar a respirar melhor clique aqui.



