top of page
  • Foto do escritorDr Jose Eduardo Marcondes

Perfuração Septal: O que é isso?

Atualizado: 25 de jul. de 2021

O septo nasal é uma parede osteocartilaginosa , recoberta por um pericôndrio/periósteo e uma mucosa que separa o nariz ao meio. A perfuração septal é um buraco nessa parede.



Quais a causas da perfuração septal?


A perfuração septal pode inúmeras causas: as mais comuns são as relacionadas a um trauma no nariz ou pelo uso de drogas, especialmente a cocaína. As traumáticas podem ser divididas em 3 tipos:

a) Externas, como por exemplo um soco ou um acidente;

b) Auto-infligida: Pacientes que ficam cutucando o nariz podem levar a uma perfuração, por trauma repetitivo.

c) Causas iatrogênicas: perfurações geradas s após algum procedimento médico, como uma cirurgia nasal - estética ou funcional, colocação de tampões nasais, etc 



Cuidado com o uso de descongestionantes!!


O uso de vasoconstritores nasais, como Afrin, Naridrin, Neosoro, entre outros, também pode levar a uma perfuração. Existem ainda varias doenças que podem levar a essa perfuração, como doenças reumatológicas, vasculares e infecciosas. Por isso , as perfurações devem ser investigadas, pois podem ser um sintoma de alguma doença sistêmica.

Quais os sintomas da perfuração septal?


Normalmente a perfuração septal é assintomática , mas, dependendo do tamanha e da posição, pode causar obstrução nasal , saída de crostas do nariz, sangramento e mal cheiro. Um outro sintoma comum é um apito ao respirar.


Qual o tratamento da perfuração do septo?





Quando a perfuração é assintomática, normalmente não há a necessidade de tratamento. Perfurações sintomáticas podem ser tratadas. As opções incluem o uso de hidratantes nasais, a colocação de um botão de silicone ou a cirurgia para fechamento da comunicação.



8.531 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page